Quando sais (fosfatos,carbonatos e citratos) de cálcio (e também de ferro,magnésio,e outros)são depositados em tecidos frouxos não osteóides, em órgãos parenquimatosos, parede dos vasos, e em pleuras ou meninges, enrigecendo-os.
CONCEITUAÇÃO:
A deposição patológica de minerais e sais de cálcio pode ocorrer nos tecidos em duas formas: na calcificação distrófica ou local e na calcificação metastática ou geral ou discrásica ou gota cálcica.
CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA:
É a mais frequente e ocorre de maneira mais localizada nos tecidos conjuntivos fibrosos hialinizados em lenta e prolongada degeneração, como na parede de vasos esclerosados(ex; placas ateromatosas), em tendões , em válvulas cardíacas, e em alguns tumores (ex: meningiomas,carcinomas mamários).
Ocorre também nas áreas de necroses antigas e não reabsorvidas ,como na linfadenite caseosa da tuberculose,nos infartos antigos, ao redor de parasitas e larvas mortas, na necrose enzimática das gorduras da pancreatite, nos abcessos crônicos de difícil resolução e em trombos venosos crônicos.
Muitas das vezes a calcificãção distrófica é apenas um sinal de uma lesõao prévia,entretanto é típica de algumas doenças graves(ex: arteriosclerose).
Nenhum comentário:
Postar um comentário