sábado, 25 de setembro de 2010

Inflamação-Alterações vasculares

As alterações no fluxo e calibre vasculares começam pouco após a lesão e desenvolvem-se em velocidades variáveis,de acordo com aintensidade da lesão.As alterações ocorrem na seguinte ordem:
  • Após uma vasoconstricção inconstante e transitória das arteríolas,que dura alguns segundos,ocorre vasodilatação.Esta envolve primeiro as arteríolas e,depois,resulta na abertura de novos leitos capilares na área.assim,sobrevém um aumento do fluxo sanguíneo,queé causa do calor e do eritema.a duração da vasodilatação depende do estímulo,mas é suscedida pelo próximo evento,alentemento da circulação.
  • O alentecimento da circulação decorre do aumento da permeabilidade da microvasculatura,com o extravasamento de líquido rico em proteína para dentro do tecido extravasculares.A perda de liquidoresulta na concentração de hemácias nos pequenos vasos e aumento da viscosidade sanguínea,refletidopela presença de vasos pequenos dilatados repletos de hemácias-distúrbio denominado ESTASE.
  • Quando a ESTASE se desenvolve,começa-se a ver uma orientação periférica dos leucócitos,principalmente neutrófilos,ao longo do endotélio vascular-processo denominado MARGINAÇÃO LEUCOCITÁRIA.

Aminas Vasoativa

As duas aminas,histaminas e serotonina,são especialmente importantes porque estão disponíveis em reservas pré-formadas e estão entre os primeiros mediadores a serem liberados durante a inflamação.

     HISTAMINA
È amplamente distribuída nos tecidos,sendo a fonte mais rica os mastócitos,que estão normalmente presentes no tecido conjuntivoadjacente aos vasos sanguíneos.Também é encontrado em basófilos e plaquetas sanguíneos.A histamina pré-formada está presente nos grânulos de mastócitos e é liberada por desgranulaçãodessas células em resposta a uma variedade de estímulos:(1)lesão física como um traumatismo,frio,ou calor,(2)reações imunes envolvendo a ligação de anticorpos aos mastócitos...
No ser humano a histamina causa dilatação das arteríolas e aumenta a permeabilidade vascular das Vênulas.È CONSIDERADO O PRINCIPAL MEDIADOR DA FASE IMEDIATA DE AUMENTO DE PERMEABILIDADE VASCULAR,PRODUZINDO LACUNAS VENULARES.Atua sobre a microcirculação principalmente através dos receptores H1.

    SEROTONINA
É um segundo mediador vasoativo pré-formado com ações semelhantes às histaminas.Está presente nas plaquetas e células enterocromafins,e nos mastócitos em roedores,mas não no reh humano.
A liberação de serotonina(e histamina)das plaquetas é estimulada quando as plaquetas se agregam após contato com colágeno,trombina,difosfato de adenosina(ADP) e complexos antígeno-anticorpo.A agregação e liberação plaquetária também são estimuladas pelo fator ativador plaquetário(FAP),proveniente dos mastócitos durante reações mediadas por IgE.Desse modo,a reação de liberação plaquetária resulta em aumento da permeabilidade durante reações imunológicas.